sábado, 3 de maio de 2008

Ambientes Tridimensionais de Simulação (Second Life)

Actualmente, existem vários ambientes tridimensionais de simulação. Entre eles, e provavelmente os mais usados e conhecidos, encontram-se o SYMS e o Second Life (SL).

Este último, talvez o mais interessante, simula, numa ambiente tridimensional on-line, aspectos da vida do ser humano. Pessoas reais controlam no simulador personagens animadas, por elas criadas, que não têm quaisquer limites: frequentam concertos, discotecas, casinos, escolas, etc. Fazendo actividades tão variadas como o desporto, compras ou sexo, tudo num ambiente virtual.


Este simulador poderá ter aproveitamentos tão vastos que vão desde o simples jogo, ao comércio, funcionar como rede social ou até como ferramenta educacional para Educação a Distância. Esta possibilidade de utilização deste ambiente por parte da Educação já levou a que vários investigadores se debruçassem sobre esta temática. Defendem mesmo que está prestes a dar-se uma revolução ao nível deste tipo de Educação. Universidades como Harvard e Oxford e até empresas já utilizam o SL para fins educacionais e até Universidades portuguesas como a Universidade de Aveiro tem actualmente presente este simulador como parte integrante da formação.

Um outro dado de relevância, no que toca a Educação no SL, é a crescente polarização de empresas e institutos que oferecem a possibilidade de alunos aprenderem línguas estrangeiras como o Inglês através.



Video ilucidativo do que é e do que regularmente se faz no SL. Podem-se observar elementos caracteristicos do simulador como a publicidade de empresas reais, uma ida a uma aula e uma festa on line.



0 comentários: